MUNHOZ – MG

SAM_0409

Oi genteee!!!

Já fazia um bom tempo que eu estava curiosa para conhecer uma cidadezinha lá do Sul de Minas Gerais que eu tinha passado bem perto uma certa vez mas não deu tempo de conhecer…cidades bem pequenas são a minha paixão…este município de aproximadamente 6.000 habitantes chama-se MUNHOZ. SAM_9916É um pouco longe de onde eu moro por isso não podia ser uma viagem de sábado e domingo como costumo fazer, então aproveitei um feriado prolongado pra ir até lá…SAM_0001

pra chegar em Munhoz pegamos um bom trecho de estrada de terra mas foi bem tranquilo porque a estrada tinha boas condições, ou seja, não balancei muito no carro…rsrs…

passamos pela serra e já a partir deste momento o ar puro começou a invadir o carro…delícia!!SAM_0009

SAM_0012adoooro estas árvores, sempre tiro muitas fotos delas, tem gente que tira sarro de mim por isto porque elas estão em muitas fotos minhas…rs…são as famosas Araucárias, de onde vem o pinhão, um alimento bastante conhecido em lugares mais frios…SAM_0015

Chegamos em Munhoz…Uhuuu!!

SAM_0369

a cidade é bem pequena e tem aquele jeitão de interior que eu amo…SAM_0028

SAM_0032

SAM_0035mas não vou te enganar não viu, teve uma coisa que me decepcionou… a cidade não tem muita sinalização, pra chegar até a pousada demorou bastante até conseguirmos acertar o caminho…ficamos dando voltas e voltas até achar o começo da estrada que levava até a pousada…SAM_0050

SAM_0061mas até que valeu a pena dar este rolê, enquanto isso conheci um pouco mais da cidade… SAM_0064esta aí é a praça central onde fica a Igreja Matriz…como vocês já sabem as igrejas são um ponto turístico obrigatório pra mim e sempre faço questão de postar aqui no blog…SAM_0404

SAM_0409

SAM_0411esta praça é enooorme e muito bonita..tem até um grande chafariz nela…

SAM_0397achei uma graça estes vasinhos de planta no chafariz, eles tem a forma de um sapatinho…ownnnn, que fofo!!!

SAM_0414olha aí de pertinho…

SAM_0413neste dia choveu bastante e a cidade estava um pouco vazia, acredito que por isso a praça estava tão sossegada também…acho que vi só umas duas pessoas passeando por lá…SAM_0392

SAM_0412

SAM_0403neste ponto da estrada encontramos algumas placas onde indicavam o caminho pra pousada que escolhemos passar alguns dias…SAM_0074

SAM_0084

SAM_0094e a partir daí encaramos mais um boooom pedaço de estrada de terra até chegar na fazenda onde fica a pousada…SAM_0085

SAM_0703

SAM_0087eu já tava bem cansada, estava mais ou menos 5 horas dentro do carro, mas tudo compensa quando a gente olha pra esta paisagem…SAM_0090

SAM_0100o clima estava muito bom, nem muito frio e nem muito calor…perfeito!…olha a araucária aí de novo…rsrs…SAM_0103

entramos em uma vilazinha e seguimos até a entrada da fazenda…SAM_0106

SAM_0241

Ufa!!…demorou mas enfim a entrada da pousada…chegamos no fim da tarde e a luz do dia estava incrível…SAM_0116esta é a pousada Chalés da lua…na verdade é uma fazenda onde a proprietária construiu dois chalés pra funcionar como pousada…o ambiente é bem familiar, a gente faz as refeições praticamente na cozinha dela e bate um papo muito gostoso com a Michele e sua mãe, que nos deixa bem à vontade…

pousadachalesdalua.wix.com/siteSAM_0635logo na entrada atravessamos esta ponte onde tem uma pequena cachoeira…SAM_0120

a gente foi recepcionado pelos cachorros da fazenda e este simpático cãozinho aí ficou perto da gente o tempo todo…que fofinho!! SAM_0148na diária da pousada está incluso o café da manhã e caldos á noite…já chegamos da viagem com uma fome de leão e aí a gente foi jantar…este é o fogão à lenha onde estavam sendo preparados os caldos… SAM_0527naquela primeira noite foi servido sopa de feijão e canja de galinha…tava bem quentinha, já a noite tava bem fria…rsrs…naqueles lados de lá é assim mesmo…o dia é quente mas à noite faz mó frio…SAM_0161 - Cópia

SAM_0158 - Cópia

SAM_0175 - Cópiae olha aí quem ficou o tempo todo de olho na nossa comida…SAM_0182fez até charminho para ver se ganhava alguma coisa…rsrs…

SAM_0180de manhã deu pra ver direito o chalé que ficamos hospedados…nesta fazenda há apenas 2 hospedagens, o chalé que escolhemos foi o mais barato e mais simples também…SAM_0135

este é o quarto do chalé…simples mas aconchegante…
SAM_0124

este lago fica em frente ao chalé mas infelizmente, por causa da falta de chuva, ele estava com o nível da água bem baixinho…SAM_0235Hora do café da manhã…nós éramos os únicos hóspedes naquele dia…tudo bem saboroso…a melhor salsicha que eu já comi em todas as minhas viagens…sei lá como foi preparada mas sempre tento fazer igual e não consigo…rs…muito bão!!!SAM_0184 - Cópia

SAM_0186

SAM_0187depois do café fomos conhecer a fazenda e conversamos bastante com a proprietária Michele…gente boa…gosta de recepcionar e gosta de gente…SAM_0198

esta é a casa sede…
SAM_0206

SAM_0202este meninão aí ficava nos acompanhando o tempo todo no passeio…SAM_0200

SAM_0204

SAM_0210

SAM_0601

a varanda da cozinha…

SAM_0189

SAM_0192

No segundo dia aconteceu algo inusitado…a televisão não funcionava, estava sem sinal por causa da operadora, aliás lá também não tem sinal de celular viu…como eu estava querendo assistir um filme, chamei a Michele que prontamente transferiu a gente pra outra hospedagem porque naquele ponto o sinal era melhor…não pagamos nada a mais por isto…o legal é que deu para conhecer as duas opções de chalés pelo mesmo preço…SAM_0583

pra chegar neste outro chalé tem que seguir por este caminho e passar por aquele portãozinho…SAM_0555

depois atravessamos esta ponte…SAM_0588

SAM_0591este é o chalé mais caro, ele tem hidromassagem…achei que só tinha um defeito, o vaso sanitário ficava atrás daquela paredinha de bloco de vidro do lado da cama, ou seja, o banheiro era aberto, não tinha porta e toda vez que a gente queria usar o vaso, um de nós dois ficava lá fora…um pouco constrangedor…rs… SAM_0622

SAM_0613o chalé fica no meio de um lago, pena que ele também estava vazio por causa da falta de chuva, mas era bonito do mesmo jeito…

SAM_0533saímos da pousada pra conhecer algumas das cachoeiras de Munhoz…

SAM_0247na cidade há muitas delas, o problema é encontrá-las…não tem muita sinalização e é um pouco difícil saber onde elas estão localizadas…
SAM_0018

SAM_0708depois de procurar bastante e se perder um pouco acabamos achando esta cachoeira… nem sei o nome dela porque no caminho você até encontra uma ou outra placa mas é meio confuso de entender…a entrada era apenas R$ 3,00 por pessoa…SAM_0258

o lugar é grande, tem lanchonete e banheiros feminino e masculino…

SAM_0263

SAM_0267e esta aí é a cachoeira….SAM_0288

SAM_0289

SAM_0284 - Cópianeste dia estava bem frio e tinha chovido um pouco então tinha pouquíssimas pessoas no lugar…se você quiser pode entrar na cachoeira para tomar banho…ela é bem rasa e não tem perigo…SAM_0272

e tem um faixa de areia tipo uma prainha pra quem quer tomar um solzinho…SAM_0268a água tava tão gelada que só deu coragem de molhar a mão…SAM_0313e o pé…

SAM_0340achei bem interessante o que fizeram na parede da lanchonete…este é o mapa de Minas Gerais e em cima está a bandeira do Estado…o cãozinho deitado ali embaixo deu um charme especial na foto…ownnn…SAM_0344saímos da cachoeira e fomos almoçar, infelizmente não encontramos muitos restaurantes em Munhoz não e por ser feriado havia poucos estabelecimentos abertos, resolvemos então almoçar em Socorro/SP…quando estávamos à procura de um lugar, a gente viu um rapaz entregando panfleto de restaurante e fomos almoçar lá…o restaurante chama-se A Figueira…SAM_0457comi meu prato favorito…”prato cheio”…rsrs…não me lembro direito o valor que paguei mas acho que foi R$ 25,00 no sistema coma à vontade, ou seja, dá para repetir quantas vezes quiser, até não aguentar mais…SAM_0426esse alface aí por cima da comida foi só para dar um ar de saudável mas embaixo dele tinha muito torresmo de porco, pastel e muita batata frita…hummm…rsrsrs…SAM_0429

o lugar é grande e bem legal, tem até um jardim com redário para os visitantes…SAM_0451

SAM_0452depois do almoço fui descansar um pouco em uma das redes e tirar um cochilo antes de pegar a estrada…nossa, até ronquei…rs…SAM_0436

SAM_0440e para fechar o dia com chave de ouro fomos visitar uma cidade vizinha que também estávamos curiosos para conhecer…BUENO BRANDÃO…SAM_0254

SAM_0470este município tem aproximadamente 11.000 habitantes, faz muito frio por ser cidade de serra mas é bem agradável…a estrada de acesso também é de terra por isto nem dá para ver direito a placa que tava encoberta de lama…SAM_0472

esta é a Igreja Matriz…ela tá localizada numa praça enorme e para entrar na igreja tem que subir esta “pequena” escadaria aí…cansa viu…rsrs…SAM_0483

SAM_0481a lateral da igreja…

SAM_0499achei este mapa que mostra a entrada e a saída da cidade e também todos seus pontos turísticos…interessante…SAM_0487

Neste dia o termômetro estava marcando 18º…SAM_0488 - Cópia

bem comum em cidades do interior são estas pias aí que geralmente ficam em praças espalhadas pela cidade…acredita que delas saem água mineral? Pode beber sem medo…SAM_0479do alto da escadaria dá para ver o município…muito legal estas  cidades onde você olha e não vê prédios, somente “casinhas coloridas”…SAM_0498

fomos passear um pouco pelas ruas de Bueno Brandão…SAM_0501

SAM_0512Interior é assim mesmo, sossegaaado e quase não se encontra ninguém nas ruas…SAM_0505esta é a Câmara Municipal…SAM_0504e o Paço Municipal…

SAM_0507

e esta é a Igreja São Benedito…SAM_0517

também encontramos esta pracinha onde está localizado o busto de Júlio Bueno Brandão, que deu nome a esta cidade…SAM_0524

IMG00048em frente ao busto tem outra praça muito bem cuidada, com bancos, jardins e um coreto…IMG00057

IMG00060adoro tomar sorvete em sorveterias do interior, o valor é impressionante…neste copinho aí, por aqui eu certamente pagaria uns R$ 15,00, em cidadezinhas como estas não costumo pagar nem R$ 5,00…IMG00056

IMG00063quando estávamos indo embora achei mais um mapa da cidade…uma graça…SAM_0500

depois de conhecermos um pouquinho de Bueno Brandão, voltamos para a pousada para arrumar as malas porque íamos embora no dia seguinte…

Pela manhã nos despedimos de Munhoz daquele jeito triiiste de quando temos que dizer adeus para mais uma cidade que visitamos…com vontade de ficar mais, sentindo culpa por não ter visitado mais lugares, mas com uma imensa satisfação e muita felicidade por sermos viajantes do interior…se as pessoas soubessem como é gratificante conhecer seu próprio país nem pensariam tanto em fazer viagens caríssimas para o exterior…IMG00066

SAM_0696na saída de Munhoz o tempo fechou e começou a chover, mesmo assim nosso “espírito desbravador” fez com que esticássemos mais um pouquinho a viagem e decidimos conhecer outra cidadezinha…TOLEDO…SAM_0688

Nooossa que chuva…fora o frio que estava fazendo…fiquei tremendo de frio no carro…SAM_0643

nem deu direito para conhecer a cidade, só tirei algumas fotos e logo fomos embora…SAM_0661

SAM_0660esta é a igreja Nossa Senhora da Graças, saí do carro rapidinho, tirei umas fotos e voltei para o carro correndo por causa do vento…rs…SAM_0669

SAM_0670e eu nem percebia que a câmera estava toda molhada…olha como ficaram as fotos, tudo embaçado…rsSAM_0685

enfim, saímos de Toledo e pegamos a estrada de volta para casa…essa hora sempre dá uma tristeeeza…

SAM_0655

SAM_0658

SAM_0662

SAM_0664e no final desta viagem maravilhosa, só restou a saudade…e alguns doces que trouxemos de Minas…rs…SAM_0732

e o cafezinho mineiro que a mamãe sempre pede para trazer…SAM_0741

Estou deixando aqui um vídeo que fala mais sobre Bueno Brandão…

Bom, queridos leitores do blog Viajando pelo Interior, no próximo post falarei sobre Atibaia em São Paulo..Até breve!!!

assinatura blog bonequinha
icone instagram instagram.com/viajandopelointerior
contato@viajandopelointerior.com.br

9 thoughts on “MUNHOZ – MG

1. Há poucos dias, passeando pela Fernão Dias, resolvi entrar na estrada que passa por Toledo, Munhoz e vai até Bragança Paulista. Foi uma maravilha! Infelizmente não entramos em Munhoz, mas vou lá ainda este mês, depois do que vi aqui! E aproveito para ir até uma pequena fazenda, onde comprei um queijo caseiro maravilhoso!

1. Olá Valdimir…
      Eu realmente recomendo que você visite a cidade de Munhoz e se puder faça um tour pelas cidades vizinhas…
      Em algumas de minhas viagens já aconteceu de sairmos do roteiro original e entrarmos em outras cidades, o que é maravilhoso porque acabo descobrindo lugares impressionantes escondidos por este nosso “interiorzão”…Eu nunca havia ouvido falar de Munhoz até passar por uma placa que indicava a cidade, resolvi procurar uma pousada e encontrei aquela pérola no meio do mato, foram dias incríveis.
      Obrigada pelo contato e viaje sempre que puder.
      Seja FELIZ!!!

1. Olá Márcia…
      Muito obrigada por seu comentário!!!
      Apesar de todos os problemas que o Brasil têm, o nosso país é lindo, com todas as suas diferentes regiões e beleza natural que cada lugar oferece…
      E viajar é a melhor maneira de conhecermos toda esta riqueza cultural…o interior, em especial, me encanta por toda sua simplicidade e seu povo acolhedor…
      Continue viajando sempre e seja muito feliz!!!

2. A cachoeira da foto com a prainha chama-se cachoeira Santa Rita. Vale a pena também conhecer a cachoeira dos Luis (é assim mesmo que escreve), fica próximo à Santa Rita

3. Silvia. Que maravilha seu post! Estou impressionado com seu cuidado em passar todas as informações sobre seu roteiro e detalhando tudo com fotos que ajudam a ilustrar ainda mais a viagem.
    Meus parabéns por todo esse capricho. Isso demonstra respeito com seus leitores.
    Esta semana irei a Bueno Brandão e passarei por Munhoz.

1. Olá Gelson…
      Muito obrigada pelo seu comentário, isso me deixou muito feliz…Eu gostei muito de ter conhecido Munhoz e pretendo voltar lá um dia…
      O que desejo a você é que você continue viajando sempre…
      Seja Feliz!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *